Minha lista de blogs

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tribos Urbanas "Darkwave"

Darkwave

        Dark wave, também escrito como darkwave, é um gênero musical que teve seu início no final dos anos 1970s, coincidindo com a ascensão popular da New Wave  e do Pos-punk. Construída sobre princípios básicos, dark wave inclui a escuridão, o dark, mais as letras introspectivas e sonoridade depressiva. Nos anos 1980, uma subcultura se desenvolveu ao lado da dark wave music, sendo que seus membros eram chamados de "wavers" ou "dark wavers". O pos -punk Britanico que inspirou o Gothic rock deu o pontapé inicial para o movimento. Assim sendo, a dark wave foi ligada a subcultura gótica.

História

1980 

 

        O termo foi usado na europa nos anos 1980s para descrever a melancolia dark que variava da new wave e do pos- punk que estava em voga, assim como do Gothic rock e do dark Synthpop, tendo sido usado pela primeira vez em bandas como a Bauhaus, Joy Division, The Cure, Siouxsie and the Banshees, The Chameleons, New Order, Cocteau Twins, Anne Clark, Killing Joke, The Cassandra Complex, Fields of the Nephilim, Chris and Cosey, Fad Gadget, Soft Cell, Garu Numan e Depeche Mode. 

        O movimento se espalhou pelo mundo, desenvolvendo movimentos novos, como o francês coldwave. Coldwave é descrito pela sonoridade de bandas como Kas Product, Martin Dupont, Asylum Party, Norma Loy, Clair Obscur, Opera Multi Steel, The Breath of Life, e Trisomie 21. Logo depois, diversos outros generos da dark wave foram surgindo e influencindo-se entre os mesmos , por exemplo, a electronic New Wave (Tambem chamada de Electro Wave na Alemanha) misturado com o Gothic rock, ou usando elementos da Ambient music e do post-industrial music. Bandas como  Attrition, In the Nursery, Pink Industry (GRA), Clan of Xymox (HOL), mittageisen Die Form (FRA), e Psyche (CAN) tocaram esses estilos nos anos 1980s. Os grupos de dark wave na Alemanha dos anos 1980s eram associados ao Neue Deutsche Welle, que incluia bandas como Asmodi Bizarr, II. Invasion, Unlimited Systems, Mask For, Moloko, Maerchenbraut,  e Xmal Deutschland. Na Itália, bandas como LitfibaDiaFramma estava alcançando relativo sucesso.

 

1990


        Após o desaparecimaento das cenas grandes da new wave e do pos-punk em meados da década de 1980, o dark wave ressurgiu como um movimento underground com bandas da Alemanha, como Deine Lakaien,  Love is Colder than Death, Love like Blood e Diary of Dreams. As bandas italianas The Frozen Autumn, Ataraxia e Nadezhda as sul-africanas The Awakening e as francesas Corpus Delicti, se juntaram ás bandas alemãs. Todas essas bandas seguiram um caminho que imitava o New Wave e o post-punk dos anos 1980. Ao mesmo tempo, um grupo grande de artistas alemães, que incluia Das Ich, Relatives Menschsein  e a banda Lacrimosa, desenvolveram um estilo mais teatral, inspiradas na poesia germanica e em letras mais metaforizadas, chamando essa subdivisão de Nova arte fúnebre Alemã . Outras bandas, como Silke Bischoff, In My RosaryEngelsstaub misturavam o dark synthpop ou o rock gótico com elementos do Neofolk ou do Neoclassical Dark Wave.
        Após 1993, nos EUA, o termo dark wave (como variante do jargão darkwave) foi associado com a gravadora Projekt Records, pois esse era o nome usado em seus catálogos, além de ser usado para denominar artistas alemães nos EUA, como o Project Pitchfork. A gravadora tinha bandas como Lycia ,  Black Tape for a Blue Girl,  e Love Spirals Downwards, todas caracterizados por ter vocais femininos. Cocteau Twins, sendo o estilo classificado como etheral wave. A gravadora tambem listava uma longa assossiação com o Attrition, que havia aparecido em suas primeiras copilações musicais. Outra gravadora americana nessa area era a Tess Records, que gravava os discos do This Ascension e Faith and the  Muse. Essas bandas tocavam uma nova vertente do wave, de origem das bandas dos anos 80, como Joshua Gunn, professor de estudos da comunicação da Universidade de Louisiana , descreve a darkwave norte-americana como uma ampliação da rara encruzilhada do gotico no repertorio da eletrônica, sendo de certa forma, uma resposta americana ao 'ethereal wave' subgenero que se desenvolveu na europa, tendo bandas como o Dead Can Dance. Ancorado por Sam Rosenthal, dono de uma gravadora sediada em Nova York, a Projekt, a Darkwave music é pouco de rock e muito de roll, sendo base de bandas com enfase ao folk songcraft, aos vocais abafados, á experimentação da ambient music, aos soms sintetizados mais parecidos com o breve  shoegazing, ao moviemnto do Rock alternativo do que o estilo punk do inicio da musica gótica . As bandas do Projekt como Love Spirals Downward e Lycia são mais populares do subgênero.



Influências atípicas da wave

 

        Um grande número de outras bandas americanas misturaram a dark wave e a ethereal wave com outros projetos na electronic music. Love Spirals Downward, Collide e Switchblade Symphony incorporaram elementos do Trip hop, enquanto o The Cruxshadows combinava uma serie de electronic dance musicrock alternativo baseado nos elementos do estilo synth. A Dark wave disco, foi uma tentativa fundada em 2004 na cidade de Chicago com a intenção de mesclar a a dark new wave music com o atual indie-electro music. Seu legado foi o ressurgimento da new wave e da brand new electro nights em Chicago. No começo dos anos 2000, Jay Reatard  formou o híbrido prolífico Garage Punk/ Dark Wave em sua banda chamada Lost Sounds. Eles lançaram tres discos pela In The Red Records até se separaem em 2005. conteporaneo com elementos do
        Ida metade para o final do ano 2000 uma noiva geração de bandas com grande influencia dos grupos da década de 80 surgiram, influenciadas por : Interpol, Editors, The Knife, e The XX, alem de inumeras outras.