Trubo urbana "Headbangers"
Headbanger (também metalhead) é um termo usado para designar um fã do estilo musical heavy metal ou qualquer de suas variantes. O termo headbanger refere-se também aqueles que dançam headbanging. Os cabelos compridos, casacos de couro patches de bandas de metal ajudam a promover um sentido de identificação na subcultura.
Origem do nome
Não há consistência que o termo headbanger tenha se originado de fãs do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne. Mas a verdade é que em fins da década de 60 e inicio da década de 70 bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep, Grand Funk Railroad usavam o blues "shuffle" como base de muitas de suas músicas. Junto a este ritmo alucinante e pesado, ele fazia com que os fãs balançassem suas cabeças frenéticamente.

Então foi o movimento destas bandas apoiadas por apreciadores e fãs da época que fez existirem headbangers. Mas na verdade os mesmos somente foram denominados desta maneira a partir do surgimento da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) um movimento criado por bandas que resgatavam o heavy metal no final dos anos 70 e início dos anos 80 e o nome do movimento foi criado pela Revista de Rock inglesa "Sounds", que deu suporte para bandas da época como Iron Maiden, Saxaon, Angelwitch, Samson, Tyger Of Pan Tang entre outras.
Visual
O visual chamado de old school (velha guarda, em uma tradução mais aberta) é composto de camiseta preta de banda ou não, calça jeans (normalmente rasgada) ou preta (normalmente de couro), tênis cano alto, geralmente branco, e acessórios "opcionais" como um colete feito a partir de uma jaqueta jeans, geralmente com patches de bandas, cinto, braceletes e pulseiras. Em épocas de clima frio, jaquetas de couro ou jeans com "patches" também fazem parte do visual.
Rod Halford, da banda de heavy metal Judas Priest inventou um visual de couro com rebites para os heavy metalheads. Antes disso, pode se observar que o visual adotado era um visual hippie. Halford viu que os hippies nada tinham a ver com o heavy metal, e inspirado pelas casas noturnas inglesas, e vendo a polêmica que o heavy metal criou, adotou um visual fetichista. Conforme foi tornando-se famoso, o heavy metal foi sendo envolto em uma aura de "misticismo" no qual se colocava este estilo como extremamente machista. Assim, não se associava a imagem do visual introduzido por Halford aos bares gays ingleses, nem mesmo se cogitava o fato de uns dos líderes da NWOBHM ("New Wave Of British Heavy Metal"), Rob Halford (que tem a alcunha de Metal God, "Deus do Metal"). Muitos headbangers adotaram partes do visual de couro com rebites de Rob Halford, como as correntes, spikes, gargantilhas, cintos de pirâmides entre outros pois este dão uma certa agressividade ao visual. O visual descrito acima remete principalmente à NWOBHM e ao surgimento do thrash metal na baía de San Francisco, nos Estados Unidos.
Já no fim dos anos 80 e início dos anos 90, com a ascensão de vertentes como o doom metal, gothic metal e o black metal vindos da Europa, principalmente da Escandinávia, tornou-se popular o uso de coturnos e sobretudos. Os Coturnos são muito populares entre os headbangers. Assim como o cinto de bullets (balas) e a calça camuflada, os coturnos, acessórios que remetem ao militarismo , sua força, e sua agressividade, tento como principal significado a luta pelos seus ideais.
No Brasil
No Brasil durante os anos 80 e início dos anos 90, no ABC paulista, lugar onde havia uma das maiores concentrações de headbangers no país, o uso do coturno era exclusivo de tribos como punks e góticos, sendo utilizado pelos headbangers, assim, os tênis cano-alto brancos, de marcas como Pony, Le Coq entre outros. A cor preta é adotada pelos headbangers por ser a cor representante da ira e da inconformação, diferentemente de outras contra-culturas undergrounds, como punks, góticos, skinheads, entre outras, que adotam o preto por ter outros significados.Também é muito comum entre os headbangers os cabelos compridos, uma marca registrada do estilo. O termo "metaleiro" foi criado pela Rede Globo, durante as transmissões do Rock in Rio (1985).
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